quarta-feira, 9 de setembro de 2015

COMO CONHECER O GALO BOM





Tem muita teoria e superstição na criação do galo de briga...  Então existem muitas coisas que as pessoas vão lá e falam...
 Até sem saber de muita coisa. Por isso que cada um pense o que quiser.
Que quase toda opinião é valida.


Em primeiro lugar, falam que pelo andar de um galo se pode reconhecer um galo que dá muita espora.
É que tem galo que anda parece que meio com cuidado quando pisa, um pé bem na frente do outro.
Parece que ele está meio que desfilando.
 Cada pisada o dedão vai exatamente atrás de seu dedinho do pé da frente...
 Quase como se estivesse de pernas cruzadas pra andar.






 

Esse caminhar é que as pessoas dizem que é evidencia do galo ser bom.Talvez devido a crendice de o galo cruzar as esporadas no corpo de um inimigo na hora de bater. quem vai saber...



Outra enorme besteira que falam é que o galo pra ter raça tem que ser o galo preto. Qualquer outra cor é fraca e num presta pra criar.  Sai sem raça. sem fibra que corre muito facinho da briga.






Essa é uma das cores mais tradicionais e apreciadas da raça combatente criada por todo o Mato Grosso do Sul. Um perfeito espécime.
 Galo preto, um  Campeão.


Outro boato que falam é sobre os encontros de um galo...
Aí sim que tem muito mais a lenda nisso.
Os encontros do galo são uma ciência que quase ninguém conhece.
Primeiro. Os encontros de um galo são duas pontas cartilaginosas que se juntam abaixo de seu rabo . bem em baixo da cloaca.  Depois de adulto que vira osso de verdade.
Esses ossinhos são muito importantes, na verdade. Mas em geral na galinha , e não num galo.
Esses ossos se fecham numa galinha choca.
 E se abrem numa franga ficando moça. Perto de botar.
Então basta pegar em uma galinha, que quem é criador já sabe ver. Quem já botou. Quem que vai botar. E quem ainda vai demorar a ter os filhotes.







desse tamanho é quase sempre a idade em que os filhotes costumam ser desgarrados das mães após o que elas ainda levam uns poucos dias pra botar outra vez.






No caso de um galo é diferente. Os criadores falam que o encontro bem junto é sinal do galo bem formado. Galo que dá muita espora. Galo maduro que nunca foge da rinha.Galo de boa qualidade que  tem muita raça pura de galo índio.
E  a verdade é que nada disso tem nada a ver com nada !
Jã vi galo totalmente cuxinxo. Sem raça de nada, mas de encontro fechado.
E galo de rinha com briga ganha que era encontro aberto ...  


























 Falam que quando um galo canta comprido e muito fino é ruim e sem raça.  Todo mundo sabe que canto de galo de briga é rouco e meio curto.
Sai quase feio mesmo. Mais como se custasse muito esforço ao sair de sua garganta. Ja vi galo com canto horrível, mas se der espora ninguém está ligando a mínima.

 


















O GALO PAPILHEIRO, é o típico galo que tem preferência pela papada do adversário na hora de uma briga. Esse é um galo muito bom. Mas isso tem a ver como um galo esta desenvolvendo o comportamento numa luta.
 Não é a raça desse galo que faz dele um papilheiro. Essa característica dele a gente tem que usar da forma correta.
 Colocando ele na hora de emparelhar na briga contra um galo uma cabeça mais alto do que ele. Isso faz com que ele pegue mais fácil o pescoço e papada de um inimigo.
Se esse galo papilheiro der esporas...
Se torna fatal pra um adversário qualquer briga contra ele...




























O GALO BARRIGUEIRO. Esse é outro tipo que tem muito mais a ver com o jeito que um galo briga do que a raça que um galo tem...
É considerado barrigueiro aquele galo que tem preferência por acertar o meio do corpo de um adversário. Ele tem uma área maior de atuação ao querer pegar o meio do corpo do outro. Do que se quisesse pegar justinho na cabeça de um galo que não vai estar lá parado pra ele bater. Se esse galo barrigueiro der espora...
Vai acabar destruindo o inimigo numa luta que mesmo em situação de empate ou de perder a briga. O outro galo as vezes não sobreviverá.



















Pelo que se pode notar é que o galo certo não é outro, Senão aquele que realmente acerta a espora no inimigo quando bate.
 Não importa aonde... Nem como.
 Isso sim se caracteriza pela raça do galo. 
Não o jeito que briga. Pois tem estirpes e dinastias de galos que costumam dar muita espora. É aqui que entra a ciência e a matemática.
Tem raça de galo que a família é de espora. O pai, os filhos os netos e até os bisnetos saem uma raça que da espora.










A TEORIA DO GALO SOBERBO. Entre as famílias de galos acontece isso. Nasce um galo de estágio e nível muito superior a qualquer outro. Não tem muito a ver com a aparência, a beleza, a altura, ou a musculatura. A saúde física e nem  nada racional.
O galo a gente descobre depois dele brigar. Que ele é um fenômeno na espora. Ele bate muito fundo e com muita força essa esporada.
Essa pua entra com toda a saúde até o talo. E ele em geral acerta as duas espora no contrario dele. Com uma precisão que não seria de esperar em um animal e sim muito mais em um verdadeiro computador.
Tipo pulou uma vez, você vai lá ver e tem dois buracos, ele pulou mais uma vez e vai lá ver e tem mais dois buracos. Se ele der dez pulos o inimigo vai ter 20 furos, depois de 15 pulos o outro vai ter 30 furos fundos, Sangrando, doendo e que vai no final de uma briga fazer a diferença.
O que torna esse galo um galo soberbo é a característica de não aceitar a derrota. E fazer todo possível pra superar o melhor inimigo que vier pela frente. O outro pode ser maior. Pode dar mais espora Pode se esquivar e escapar dos golpes como se fosse um profissional.
Pode estar mais preparado fisicamente tendo mais trato.
Esse será o galo fenômeno . Aquele que toda luta na rinha é uma conquista, se brigou uma vez é uma briga ganha. Se brigou dez vezes terá dez brigas ganhas. Depois de seis brigas ganhas, brigou e ganhou será que foi  por acaso ?
 Não, é claro que não. O galo que nenhum outro é capaz de superar. ESSE É O GALO SOBERBO...

E vai ter só um. Um em cada um milhão de galos que nasceu com essa qualidade...








Não poderia escapar de falar aqui de um galo raro.
Um galo duplamente raro porque o que da muita espora já não é muito normal. E o galo que quero mencionar aqui agora jã não é muito comum. Antigamente acho que existia mais, mesmo assim eu nunca tive um GALO CARRERINHA.
Esse galo carrerinha é um tipo de galo índio que é batizado de carrerinha, por causa de sua forma estranha de se desenvolver na luta.
Ele esta brigando num entrevero sangrento com o inimigo. e do nada ele sai correndo. Parece que ele desistiu da briga. O outro galo acha que ganhou e corre atrás do fujão pelo terreiro...
 Mas de repente esse carrerinha para de correr.
 Se vira, de repente tou ! rebate com uma pernada certeira no inimigo.
Dessa forma colocando fim na luta. Se ja era raro achar um galo carrerinha...  Um galo carrerinha que ainda por cima seja assim bom de esporada. Um acertador, é ainda muito mais difícil . Raríssimo.
Então tem que saber reconhecer a habilidade e a qualidade do galo.
Em geral um galo só por ser carrerinha vale duas vezes mais. E se for  bem certeiro na espora, vale de três a 4 vezes mais do que um galo de habilidade de luta normal no mínimo.
  O problema é que quem tiver um carrerinha muito bom, não vai querer te vender o galo dele.











O galo espora dupla. Esse galo é o que a gente chamaria de ambidestro, tem galo esquerdinha tem galo direito igual jogador de futebol. O galo que chuta com as duas patas e espora funda , esse é raro de achar. Esse é um galo bom de ter e de cruzar.
A matematica eu ja disse explica a qualidade.
Se ele bater certeiro mas pouco, o melhor é cruzar com uma galinha ligeira e de boa qualidade de espora. Sempre aprimorando em uma geração nova as coisas boas que existia na geração anterior.






O galo ANTÍDOTO... Esse galo que for bom de espora, fenômeno.
 É quase sempre o antídoto pra qualquer galo.
  Mas cada galo que tem um estilo de briga na hora da luta, existe um capaz de anular as suas habilidades no meio do combate.
 Exemplo um galo muito papilheiro ele quer a papada do adversário.
 E se o outro for daquele que briga afundando a cabeça e escondendo.
 A zona de domínio de pegar na papada fica prejudicada.
Se o galo for daqueles que estica o pescoço e fica la paradão.  
O galo que acerta bem e pega fácil uma cabeça que não esconde nem se mexe, terá o terreno ideal pra terminar rápido o combate pegando o contrapé dele.
Aquele galo sabonete, que esconde a cara e puxa toda pegada que o outro tenta segurar ele pra bater. Será um galo difícil de ser surpreendido por um daqueles galo lento que quer segurar muito firme no bico antes de tentar levantar a perna.
 O galo 'tem certeza' , se não tem certeza, não bate. 
O certo é pra cada qualidade de galo existe um que tem habilidade formada em sentido contrário pra anular e eliminar ele. 
Sempre tem um galista que vem te provocar:
 O meu galo mata esse teu aí em cinco minutos ! Quase sempre é que ele tem, ou pelo menos acha que tem o galo certinho pra anular a forma de briga do seu. 
E por isso ti desafia... Se confiar no seu acaba, fazendo a briga só pra tirar a prova...
Mas ao desafiar ele já tinha o antídoto pra usar contra você e seu galo...







 

Como revelar galo.  Cara esses bichos são os mais estranhos que ja se viu na face dessa terra.
Alguns desde franguinho a gente olha e ve que ele é fera. BOM DE BRIGA, bate certinho. 'Boca boa' , tem tudoE alguns frangos a gente olha e não ve resultados. Pai top e mãe top e ainda assim o filho não ta com nada.  Alguns precisa ficar velho, precisa escorvar com galos diferentes. Depois de mais de três treinos pesados que a gente vai ver qual é a real habilidade do frango que a gente tem.
 La com uns dois anos ou mais. Só que todo criador tem pressa, quase nenhum vai ficar esperando.
Os frango temporão ou novinho cedo a gente descobre que ele é bom de briga e de espora, pra isso a gente testa e treina ele.  Mas ao longo de três treinos ele novo, ele vai mudando o jeito.
 Vai melhorando ou piora de um pra outro sei lá.
Também tem o fato de que vc usa tipos diferentes de galos pra ir escorvando ele.
 Com um ele se sai melhor do que outro.
vai ter que depender do poder de observação do criador escolher em qual frango investir e de qual frango desistir de vez se esse galo demora a se definir se presta ou não.