quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

BUCHAS DE GALO





Ainda não sei como chamar o cara que fabrica dessas buchas. 
BUCHEIRO ? Não gostei desse nome. Aqui quase sempre quem faz é o sapateiro, que quase sempre não manja muito de galismo.
Fabricante de bucha é o que a gente costuma falar.
















A tecnologia criou os materiais que possibilitam fabricar a bucha de proteção pra colocar na canela de nossos galos.
A borracha extra macia do chinelo de dedo.
chinelo azul, chinelo vermelho, preto ou de outras cores.
borracha preta de câmara de ar dos carros
linha extra resistente de fibra nylon plastica pra costurar o couro animal.
Tudo da melhor qualidade e maciez possível pra sair uma peça das boas.
Feitas pra durar por tempo indeterminado, por anos e anos e mais anos.
Um trabalho manual, de um artesanato complicado e elaborado que muita gente experiente não poderia imitar. exige muita perícia e paciência.
Até a linha eu mesmo fabrico, fica ótima com fibras de fio dental.
Um criador amigo uma vez me disse : Faz 20 anos que eu te conheço agora. Eu nunca soube que você faz as bucha.
Eu ja vi muito sapateiro profissional que mexe com essas coisas a vida toda E as buchas deles num sai macia e boa igual essas que você mostrou que você faz.
Mas isso vai da qualidade e da capacidade que cada artesão coloca no seu trabalho.
Tem que ser artesão mas tem que ser galista pra entender como funciona a bucha.
A tecnologia que eu uso pra fazer essas buchas foi eu mesmo que desenvolvi.









Uma bucha de qualidade se inicia pela borracha que deve ser o mais firme e macia possível...
Mas tem que ser uma borracha de qualidade. Que não soltam as tiras e não tem cheiro.
E pode passar anos servindo de amortecedor por debaixo daquele couro.
Sem sofrer nenhuma alteração devido a ação do tempo.
Uma vez tinha uma borracha muito macia mas que ao ficar velha endurecia.
Ao ponto de virar quase uma pedra. Simples. Basta desmanchar e trocar a
borracha interna e pronto. Nova em folha.
Ja reformei buchas antigas de estimação para outros criadores amigos.














 Sempre que vemos um galo de boa altura e bom porte como esse, vale a pena conservar numa criação.
Ou como reprodutor ou mesmo que seja só pela beleza...
Devido a toda a qualidade que esse frango tinha em sua genética.
Mais um campeão puva amarelo, exemplar perfeito da raça.






























 Aqui se vê que estão misturadas todas as partes que compõem uma bucha.
A presilha, o couro e borracha do suporte, capa de couro e o recheio de borracha.
No centro o detalhe de uma bucha montada e a presilha de firmar na perna...














Videos de demonstração do que exige de habilidade e paciência pra se fazer a bucha.
No fundo todo mundo da palpite. Todo mundo quer discutir preço. Dureza e tudo.
Querem alterar o tamanho a cor do couro e tudo mais.
Pra gente que é pão duro eu aconselho. Aprenda a fazer como achar que deve ser.
E pra discutir quanto vale ?  Se seu galo tem valor, 200 ou 300 reais.
Sai caro pra você pagar 100 reais numa bucha boa que vai durar ?
Eu por mim até eu pagaria, mas acontece que eu sei fazer...



com os melhores materiais...























 Essa borracha é o recheio mas a dureza é regulada pela espessura e maciez de seu couro.
Um couro grosseiro e duro torna a bucha dura como pedra...




 Este couro é de espessura mínima, menos de um milímetro.  E maciez especial






















 Cada bucha usará um recheio de borracha,   " bolinha vermelha e azul "   duas partes de couro, e uma de borracha preta.






Capas de couro das buchas. Cada um par de buchas usará quatro dessas capas. 
Sempre do melhor e mais macio couro
.











  Essa galinha raça de ovo azul é neta do meu galo Mata-7 .
Uma galinha Cartola pintadinha, chamada Jóia Rara.
 Em Mato  Grosso do Sul se costuma chamar de Cartola
todos os galos de Raça conhecido noutros lugares como  Índio Body.
 Em geral são ótimos combatentes . Raça muito boa de espora. 
E que hoje em dia é conhecida pela pontaria certeira .
Além de ter muita fibra e ser especialmente bonitos.












 


Essa presilha de borracha elástica é o que segura a bucha na perna da ave fixando-a no devido lugar.











Note-se que são dois tamanhos diferentes de buchas
para aves que tenham a canela mais fina ou mais grossa .

3 comentários:

  1. Tem algum video ensinando a fazer bucha?

    ResponderExcluir
  2. Eu nao consigo fazer a bucha?

    ResponderExcluir
  3. QUEM QUISER SE ARRISCAR A TENTAR FAZER DEVE TENTAR FAZER.
    A MINHA EU MESMO CRIEI DE MODELOS ANTERIORES QUE TINHA SÓ VISTO.
    FIZ ELA EXTRA MACIA, EXTRA RESISTENTE, COM TODO CAPRICHO QUE PROFISSIONAL SE ESPANTA DE VER.
    AINDA TOU SEMPRE TESTANDO MATERIAIS ALTERNATIVOS COMO RECHEIO.
    TECNOLOGIA A FAVOR DA SEGURANÇA E PROTEÇÃO DOS GALOS DE RAÇA...

    ResponderExcluir