segunda-feira, 11 de abril de 2016

COMO CONHECER O GALO RUIM



Cada galista é, por assim dizer dotado de seus próprios sistemas. E o pior é que muitos desses caras devem ser identificados como sistemáticos.





Palavra de galista deve ter valor é claro.
 Mas nunca deve ter mais valor do que o próprio animal que se pega dele.
 Se te passa um animal que num vale nada...  
Que palavra que ele tem ?
 Um galo de seis, de dez brigas, qualquer um gostaria de ter...
 Mas se todo galo de sete brigas ele te vender mesmo caro, vai cruzar o que na cocheira pra aprimorar a raça ?








O galo bom é facinho de ver embora muita gente ainda teima com a sorte.
 O galo ruim é difícil reconhecer.
 Porque o mundo gira e anda pra frente e parece que as vezes a gente não acompanha.

























Essa é fácil de saber, galo ruim não da espora...
 É claro, mas tem que saber calçar, embiqueirar e treinar, selecionar, cruzar, classificar.
 Tem que saber de tanta coisa que o mais facinho é ter criador que é inexperiente e 'preá', mesmo sendo galista desde menino.  É bem mais facinho do que ter um galo que é ruim.
 Muitos dos casos o ruim é o dono e não o galo !



Eu vejo a coisa de forma diferente, se for índio, raça pura.
 Ja é pra mim um galo bom. Tem um coração.
Teve uma criação, ele já esta na vantagem do que a gente considera de outras raças que tem por aí.









frango já na idade de começar a treinar e testar, maduro o bastante pra começar a ver
que qualidades ele possa ter pra demonstrar.
A fibra a espora ...   



O galo de pouca espora que ainda assim tem uma habilidade muito grande numa briga, defende bem, esquiva, bate muito e apenas não acerta isso tudo. Pode ser descartado... Mas depende da opinião de quem tem ele nas cocheiras.
 Se você tiver no plantel uma fêmea, uma galinha tiro. Traia de patrão que seja o cróis virado do avesso na briga e que sobretudo seja a raça de muita espora, muita muita espora.
 Porque que num pode cruzar ? é só tentar a sorte...







Cumigo aconteceu isso eu tinha um galo fim da escala, feio penudo, crista feia tombada.
 Canto fino e comprido. Quem olhava dizia é meia raça...
Mas era filho do meu primeiro galo soberbo...
 O galo mais galo que eu ja tive. Era um galo alejado da asa o galo asa-dura. Que eu até quis batizar de outro nome.
 Mas por fim todo mundo chamava asa-dura mesmo. Ficou.
 Os bunitos e bão eu vendi. Facinho.
Esse que era refugo ninguém quis !
 Esse galo alejado era A RAÇA. Acho que era shamo, preo sei lá.  Até sangue tuso acho que tinha.
 Ele alejado, eu colocava com qualquer galo fera e ele triturava o outro em pouco tempo. 


O filho dele EU conhecia a mãe e o pai.
 A mãe brigou tanto que morreu cega de dois olhos na minha casa de tanto entrevero com as minhas cinco frangas raça maré mansa.
 Cada dia ela se estourava brigando com uma.
 Ficava tão detonada que chega dava até dó dela toda vez. Cegou um, depois o outro olho.
 Nunca mais botou nem brigou em mais de cinco anos daquele jeito.
 O galo velho pai da raça do meu asa-dura era justamente também pai das franga maré mansa.
 Um galo que nunca se deixou vencer.
 Pura espora. Dupla !  
Eu tinha uns galo raça nova, cocheira famosa. 
 O outro, o filho do asa-dura e da cega, com 17 anos. 16 anos cruzando.
 Todo mundo falava o cara tá louco!
Cruzar o galo feio, baxinho, crista tombada e véio desse.
 Esses bunitão famoso sadio, um melhor que o outro.
 Pra que cruzar esse pretinho porquera.
As galinha era raça nova e pra mim era fibra fraca.
 De criador de nome mas os bicho dele nenhum era 'o bicho'.
Eu confiava, que se ia sair alguma coisa boa era desse galo de 16 anos, eu nem sabia o quanto mais que ele ia durar.
 E ia ser é com essas galinhona grande e bonita que eu tinha. 
Cara aquilo me deu cada franga... E os cara pirava.
 Me vende aquela franga. Eu quero a cinza.
 Eu quero aquela preta.
 A amarela é minha ! é minha !
Nenhuma das cinco filhas dessa última cruza do meu galo preto... Essas 5 netas do asa-dura era mais raçuda e mais bonita que as mães delas.
 Enormes, só top de linha.
E boa ! E não era nenhuma pra vender !
Todos que via dizia mais da onde que você tirou tanta franga ajeitadas dessa ?
As galinhas mais bunitas que eu já vi aqui na sua mão...


Era criolo do meu galo preto baxinho, aquele que vocês mandava eu matar que era o pior galo que eu tinha na minha casa. Era 8 galo de cruza gande e bom. Com 12 galinha pura. O único que deu raça de qualidade comprovada em casa era os netos do asa-dura.
 Filhos E A RAÇA desse galo.
O pai era galo soberbo. Rarissimo. Pois o filho era fenômeno. igual o pai...
Com 12 anos, velho, pegou um filho de irmão dele  e destruiu que a cabeça ficou podre na esporada. cegou, fofou a carne.
O outro tinha quase 6 anos metade da idade. Ele não marcou a cara de brigar com o sobrinho.
 Raça maré-mansa o outro era, e novo.
 Nessa idade de 12 anos e naquela saúde nunca mais vi outro, eu tinha ele desde 1990 ele morreu no meio de 2007. Tinha filhos, netos e bisnetos dele aqui, só top de linha. A melhor raça que eu já tive essas dos sangue asa-dura. E essas raça maré-mansa...
 Só me dava alegrias. A minha raça do galo mata-7 também. E esses era tudo com sangue ovo azul virou praga de franga ovo azul na minha mão E saiu uns cartola, índio body do ovo azul.


Eu tirei dois frango puva, um cinzento prateado que nunca vi antes daquela cor.
 Meu galo preto inventou aquela cor de puva prata, filhos dele, nunca vi.
 E o puva amarelo que saiu daquela cruza, menino que galo perfeito.
A mãe não era muita coisa apesar de ser raça mata-sete. Mas essa raça de ser neto do asa-dura que frango perfeito ele saiu.
 E pura espora um dia ele frango novo escapou no terreiro e dois frangos tavam la brigando um tempão ele viu e acabou indo se meter. Pois com a força das batocadas ele correu um depois o outro.
 Parecia um monstro com a força das batidas.
 E só certeira...
 O dono nem acreditava no que viu.
 E saber quem era o pai dos frangos.
 Foi só aí que ele conheceu, depois de tanto ele e os outros galistas me falarem tanto mal da cruza que eu estava fazendo.








Conselhos de como cruzar e criar galo de qualidade se não pedem palpite eu nem me intrometo. Cada um sabe a raça que cria e a qualidade que tem. se não concordo com o criador ao menos tenho um pouco de respeito pra não querer ensinar B+A=BA pra galista.












 Palpites errados na minha criação aqui tava era sobrando. Mas quem sabe que raça cruzar e que cruza fazer numa criação, esse é o dono, SÓ O DONO PRA SABER...







Quem conhece, cria e cruza o que é do bom não precisa de palpites. Eu era acostumado a tirar coisa boa. Só traia de patrão como se costumava dizer...













GALO RAÇADOR NEGATIVO essa é difícil de ver mas acontece, uma característica negativa, a pior delas é não dar espora.
 Essa maldição de nunca dar espora aparece em cada filho de cada cruza de uma mesma galinha de pai vencedor de 5 brigas.
Essa galinha tirou mais de seis ninhadas, com cinco galos vencedores diferentes. Em mais de 15 filhos dela não havia nenhum que dava espora...
Essa galinha era uma raçadora negativa !
  E o camarada que era dono insistiu em tentar cruzar...  Devia ter cozinhado logo.
Uma coisa muito negativa do pai sai na característica de todo filho que ele tira ?
 O raçador negativo condena o galo. Mesmo sendo o campeão, pra cruzar não interessa...





De um galo raçador negativo nunca vai adiantar tirar um montão de ninhadas como essa.
Você tirar mais de três cruzas e nenhum indivíduo sair bom foi coisa que jamais eu vi acontecer aqui na minha casa ...

Se a matriz era boa e meu galo era um Soberbo.
Cansei de tirar enormes, lindos e melhores do que as mães e parecidos ao pai tão bons quanto ele.
 Um ótimo raçador e patriarca que eu tive.
















 

2 comentários:

  1. Bom dia,quero saber se você vende ovos do seu plantel...

    ResponderExcluir
  2. tive que parar de criar por falta de espaço. alguns amigos meus ainda tem bastante, só não sei se algum vende pra mandar pra outros lugares. pra retirar no local acho que sempre se arranja

    ResponderExcluir