sexta-feira, 23 de maio de 2014

O OSSO APARECE UM " RUBI " DAS ASAS DO GALO




Toda galinha tem nas costas das suas asas os mesmos ossos.
E o galo de briga também costuma ter.
 Só que pelo fato de as penas serem um pouco mais estreitas e
mais ralas do que são em outras raças.
 Essa pontinha que é uma bolinha do osso da asa, é a junta.
Ela aparece pelada e de tanto tomar o sol ela fica avermelhada.
Todo galo saudável tem que ter essas marcas vermelhas no local.
Já vi por aqui na imprensa falarem absurdos que aquilo é uma ferida !
Pura besteira !  Apenas uma pele que ficou vermelha de sol além
de ser bunito na ave, devia ser evidente que não é ferimento algum nem cicatriz.
Galo que jamais brigou na vida desde que nasceu também tem aquele " rubi" , um de cada lado das costas.
 E as galinhas puras também tem...
Desde pintinhos essas marcas aparecem os ossinhos ainda brancos.
Uma das coisas mais curiosas da galinha índia é ela ter penas finas
 que mostram as partes mais interessantes do corpo e das carnes.
As marcas avermelhadas da pele quando bate o sol inclemente do MS.
Galinha num pega bronze. A pele fica vermelho sangue.
Uma vez vi falarem, o peito daquele galo está em carne viva.
O cumulo da ignorância e falta de saber do que tava falando.


                                   







Também existe a cicatriz na asa, que já é uma marca de uma área sem pena.
Fica muito vermelha essa área e a pele costuma ser mais fina e lisa.
Mas acontece que esta cicatriz é rara, Eu tive um galo shamo e meio Tuso que era aleijado.
De tanto brigar com um franguinho da mesma idade o filhote de uns três meses fere a sua asa até ao ponto de descarnar e ofender o nervo e os ossos, disso resulta que uma asa fica dura.
É uma marca que só os mais raçudos e que defendem bem a cabeça numa briga vão ter...
Meu galo com essa marca de asa-dura foi o pai da melhor raça que eu já passou aqui.
Eu tive uma galinha que era feríssima em arrebentar as outras, que tinha uma marcona dessas nas costas da asa.
Era a melhor galinha do mundo, pena que durou pouco comigo a minha JUREMA.
Em final da década de 80 era muito comum o galo ter a marca, mas em galinha era muito raro.
Hoje em dia é mais raro ainda porque as raças de hoje são menos teimosas, filhotes brigam pouco.
Logo algum dos irmãos desistem de se enfrentar. Não chegam a machucar a serio.
E basta cuidar que não acontecem as brigas e ferimentos. Separamos e prendemos os filhotes mais nervosos.
E eu dizia que pela briga da galinha, que aquela era a melhor galinha do mundo.
 Pois nenhuma galinha que a gente punha na frente da minha amarelona aguentava brigar com ela muito tempo.
 Logo já saía corrida e quem ficava era arrebentada de um jeito...
 Era de ficar espantado.
Não é uma pena dizer isso?
  Mas é fato que o padrão de qualidade das raças combatentes aqui do estado decaiu muito com o correr do tempo, não se fazem mais galinhas como as que eu tive antigamente. 
Existem as raras e nobres excessões...  AINDA BEM...







         











Reparando bem um dos reais indícios de pureza da raça desse galo,
que nunca foi operado e vai ter esse pouquinho de pele em excesso sob o ouvido e nem ter nada de pele sobrando por baixo do queixo.
Crista pequena e bico forte e curvado.
  Exemplo magnífico de uma genética superior .
  Ainda franguinho novo e já é rei do terreiro, que já canta, cruza.
Uma das boas características da raça do galo índio é a sua precocidade...
Eu só comprava franguinho de três meses e depois de 4 meses já tinha um bom espécime de reprodutor sadio e criolo do meu terreiro;.
Era conveniente pelo preço e também pelo fato de um animal de pouca idade vem pra sua casa sem vícios e nem tem como saber da alta qualidade de espora e fibra.
Em alguns galos já testados o dono costuma tentar enganar ou trapacear o comprador.
 Quer escolher preço alto demais em galo bom.
 Escolhem pra você um galo de qualidade meio inferior ou duvidosa.
Sabe que um galo não tem fibra ou é pouca espora.
Acham algum vício na natureza de um galo e repassam ocultando.
Eu se fosse saber que um bicho meu era ruim eu preferia nem vender.
Eu nem testava nem nada, e ia da sorte do cara que se interessava e comprava .
Se num prestasse bastava cozinhar e pronto...
Sempre dei sorte ao criar e nunca saiu nada inferior na minha criação.











Esse olhar hipnótico e ameaçador é uma das maiores amostras de sua
personalidade e raça...
 Já vi galo índio avançando em cachorro.  Galinha choca expulsando gato do quintal.
E dentro do ninho uma galinha Raça Cinturão-de-Ouro tava lutando com um gambá!
Uma vez meu galo deu uma esporada numa grande borboleta pensando que era gavião.
E pega numa galinha e faz ela gritar no quintal, pra tu ver o que acontece...
 Esses corajosos combatentes também não tem nenhum medo de gente.
 Pulam e mordem como feras, alguns deles.  Mas em geral são animais magníficos...
Alguém diz o contrário ?



Basta usar o lado racional...







4 comentários:

  1. Já tive galinhas também que derrubavam na pernada de tão forte que batia e brigava super bem,mas acho que melhores candidatas são as que têm parentes ganhadores em níveis médios e altos em combates!

    ResponderExcluir
  2. Uma franga nova que eu comprei uma vez acertou uma galinha raça não combatente, ela correu tucada ate bater a cabeça na parede e la ficou parada. paralisada meia hora, achei que por pouco não morreu de vez. Quando a galinha de raça, dá muita espora o melhor é evitar que briga e cega, aleja ou ate mata outras que estranhar no quintal. o Bom é deixar ela e o galo num cruzador apartado das demais...

    ResponderExcluir
  3. Poxa. Ontem no fim de tarde o galo rasgou os dois lados da galinha tentando cruzar. Passei iodo mas não costurei. Da tempo de costurar ainda? O galo tmb está mancando...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pra costurar tem que ser em cima do lance. de um dia pro outro a pele seca e necrosa ( morre ) dai os pontos não pega. o que pode fazer é passar remedios a base de iodo ou alcool com barbatimão que a ferida vai fechando. cuidado pra não dar bicheira se as moscas sentirem cheiro de sangue e carne. usa Lepcida, violeta genciana., enfim ate fechar que cicatriza e volta ao normal. olhe a sola do pé se ele não tem um calo. ou inchaço ou um cajá. sorte aí...

      Excluir