sexta-feira, 23 de maio de 2014

UM POUCO MÉDICO UM POUCO ADIVINHO




Existe um tipo de verminose que o verme danado se instala no canto do olho da ave e fica nadando no liquido.
 Pra acabar com esse é difícil.
 Os ovos caem na terra espalham geral a doença.
Vermifugar periodicamente a criação é o que ajuda no controle.
O verme adulto eu pingava colírio para atordoar o verme e esfregava 
de leve o papel higiênico e retirava a lumbriguinha do olho.



                             
    Se esse aqui tivesse esse tipo de doenças seria fácil de notar no detalhe, os bichinhos nadando no cantinho da frente de seu olho...
  É importante ter atenção para manter a saúde da criação.









Sarna nas canelas não é sinal de velhice não, é uma doença causada por um ácaro.
um bicho da família do carrapato sei lá.
 Esse bicho é microscópico e muito difícil de matar. 
Tentei óleo de soja com enxofre e não adiantou.
 Óleo queimado de motor de carro funcionou, mas é muito forte e tóxico.
Imagine quanta substância nociva que tem aquilo, pode fazer mal para a ave.
O melhor é nunca prolongar demais o uso...
Pintava com um pincel a canela uma vez na semana por três vezes.
Depois um intervalo de meses porque era forte demais .








Para a berruga da pele eu deixava ela ficar madura, pretinha e secar por fora, daí eu arrancava a casquinha e queimava com um preparado de álcool com a casca da árvore conhecida como barbatimão.
Cicatrizante muito bom e é também desinfetante esse preparado que a gente usa pra tudo por aqui.
Coloquei no meu remédio a casca fervida e crua. Fumo preto cortado, cânfora, mertiolate aquele vermelho.
Metade barbatimão fervido e pouco mais da metade de puro álcool inflamável pra não deixar azedar o liquido.






Em caso de perna quebrada tem que colocar uma tala ou imobilizar como gesso.
Eu cortei um canudinho de bambu amarrei na canela de uma galinha que quebrou e ela ficou imobilizada por um mês.
 Sarou mas não ficou cem por cento, na época não tinha internet fácil e nem recursos médicos pra gente recorrer.










Eu era vidrado nesse modelo de bico e nessa parte superior do olho saliente pra fora.
Me dava sempre a impressão de que ele estava fazendo uma cara de malvado.
Ficava hipnotizado parecendo ver aquele olho brilhando bem lá no fundo.
Lembrava de frente  a cara de uma poderosa águia, forte e feroz.
Nunca se precisava fazer operação das peles.
Pureza e qualidade mil vezes comprovada em toda aquela raça .












Em ferimento de cortes e os rasgões na pele, com uma agulha simples de costura e uma linha de nylon eu fechei muitos cortes nos meus animais.
 Desde franguinhos os filhos do galo mata-7 , essa minha raça de barbudos já se rasgavam brigando.
Foi uma boa época aquela, tinha tanto franguinho que não tinha nem o que fazer.
Troquei alguns, vendi outros.  E todo mundo gostava.
Vinha sempre gente procurando pra pegar a raça dos parentes deles.
Desde pequenos dava muito trabalho .  Mas era a melhor qualidade a raça deles.



Era mal crescer e já se estranhavam tudo até as fêmeas












Pra uma amputação de dedos, a minha galinha tinha uma ferida, um tipo de olho-de-peixe no dedinho de trás que não havia meio de curar.
 Eu então amarrei uma linha apertando muito forte na junta daquele dedo.
Depois de alguns dias a carne daquele dedo ficou ressecada e morreu.
Tempos depois eu cortei a ultima ligação da carne e ela sarou e logo 
não teve mais problema com o dedinho que doía e fazia ela mancar.
Cicatrizou muito perfeitamente sendo um sucesso total...




Casos de olho machucado é o que mais acontece, na hora que machuca é bom lavar com a água boricada e colírios.
Depois acompanhar toda a recuperação passando remédios pomada oftálmica impedindo de dar bicheiras ou de arruinar.
Lembro que eu usava um spray anti infecção.
 TERRACORTRIL ou sei la se foi outra coisa assim.
Se for um caso de ferimento com brigas o melhor é passar sebo de carneiro até mesmo dentro do olho sem dó.
Porque o galo ferido tem febre e o olho colado super aquece e fica branco.
 Parece que ele fica meio cozido, sei lá. Pode até deixar um galo cego.

 
                                          

Não tem nada que me deixava mais Chateado do que ver um olho tão bunito quenem esse aí ficar cegueta por causa de um descuido meu na criação...
Se a natureza fez esse camarada perfeito a última coisa que eu ia deixar Era esse exemplar ficar imperfeito por culpa minha por erro ou por algum azar que com a gente está sempre acontecendo...
















Para acabar com piolhos de galinha dos ninhos o talco anti pulgas é bastante indicado.
Eu queimava a palha de um ninho.  Acendia um jornal e passava na caixa e punha o talco nas penas na galinha.
Principalmente quando estava perto de saírem os pintinhos da casca.
Porque nos primeiros dias de vida uma infestação grande demais
debilita e até mata os filhotinhos recém nascidos e indefesos.








Pra falta de cálcio nos ovos das galinhas poedeiras é bom fazer
 uma suplementação com pó de ostras.
Muito cálcio e boa alimentação com folha verde e frutas.
O pó até pode ser comprado em qualquer casa de ração por aqui.
Eu fazia umas pílulas com trigo e pó de ostras, umas bolinhas
que eu dava no bico da penosa duas vezes ao dia ou tres, e foi assim,
até que curei ela da falta de casca nos ovos.
 Jamais alimente com casca de ovos ou ovos a sua criação.
Uma galinha viciada ensina as outras e nunca mais vai perder o vício.
Ela choca o ovo dela e come os das outras...
Quando quebra durante o choco elas comiam até os pintinhos.
Aves extremamente predadoras são essa raça dos galos combatentes..









Nenhum comentário:

Postar um comentário